SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA “DEZEMBRO VERMELHO”

A Prefeitura de Marapanim, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe do CTA/Mrapanim (Centro de Testagem e Acolhimento) deu início, na última terça-feira, 04 de dezembro, a Campanha “Dezembro Vermelho“. Campanha de combate ao HIV/AIDS, e outras infecções sexualmente transmissíveis, e que conta com programações em todas as estratégias de saúde, incluindo palestras educativas, roda de conversas sobre o tema e ainda a realização de testes rápidos.

O principal objetivo dessas ações é informar sobre os métodos de prevenção, sensibilizar – e provocar – na população a conscientização de que é possível conviver sem preconceitos diante da doença. Como foco principal, este ano, a campanha traz o incentivo ao início do tratamento, pois quanto mais cedo for iniciado, mais chances de impedimento da pessoa adoecer e desenvolver o vírus da AIDS – ou até mesmo de transmiti-lo para outras pessoas.

Outro dado atual relevante, é o aumento da detecção dos casos de HIV e a redução dos casos de AIDS, resultado do aumento da oferta de testagem na rede pública de saúde – e pela detecção precoce das ocorrências, antes do adoecimento por AIDS.

Nos últimos anos também houve significativa redução das mortes decorrentes do vírus da AIDS; assim, as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde visam contribuir com essa redução no município de Marapanim

Como forma, de prevenção é indicado que se use camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas, agulhas ou outros objetos cortantes e perfurantes com outras pessoas, assim como fazer o teste de forma precoce, realizar o tratamento adequado e procurar atendimento especializado.

Secretaria Municipal de Saúde/CTA – Marapanim

Governo: Nosso povo, nossas riquezas!